Blog

Vindima in Festa: gastronomia, vinho e música em Urussanga

 

Programação desta sexta-feira (19) começa com a missa na Igreja Matriz, em honra ao padroeiro dos produtores de uva e vinho, e segue com evento no Centro Comunitário da Paróquia 

 

A Vindima in festa, nesta sexta-feira (19), em Urussanga, terá muita gastronomia, vinho e boa música italiana. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 19h30, no Centro comunitário da paróquia, para celebrar a colheita da uva nos Vales da Uva Goethe, Sul de Santa Catarina. Antes, às 18h30, será celebrada a missa “Abençoando as Mãos que Colhem”, em comemoração à São Vicente, padroeiro dos produtores de uva e vinho,na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. 

 

 Os dois eventos fazem parte da programação da XVI Vindima Goethe 2024, realizados pela Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com o Governo Municipal. O prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancelier, destaca que a Vindima resgata a tradição dos antepassados, valoriza a história e movimenta o setor turístico e a economia da cidade. “Nossas vinícolas recebem vários turistas, principalmente de grandes centros que vêm em busca de experiências que somente nossa cidade pode oferecer, com todas as peculiaridades que Urussanga têm. Além de que, a vindima é a nossa vitrine. Gera emprego e renda para toda a cadeia do turismo e comércio”, reforça o prefeito. 

 

A festa no salão Paroquial terá a participação das seis vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin, responsáveis pelo vinho que será servido. A gastronomia ficará a cargo da Associação Benedetta Cucina, com muitas opções. O risoto de palmito, do Restaurante Tempero de Mãe, Cachorro quente do JD's hot dog, a Casa do Gelato estará com um buffet com 8 sabores de sorvete, entre eles os de uva goethe e uva bordô, e a Casa De Embutidos Dezan estará servindo risoto de linguiça  com chopp de uva goethe

e porção de salame,queijo e azeitona. Para animar, a música da Orquestra Municipal de Urussanga com repertório canções tradicionais italianas. 

 

Outra grande atração, será a pisa da uva. A corte de Urussanga e dos demais municípios dos Vales, vai participar deste momento relembrando a tradição de esmagar as uvas com os pés. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. 

 

Missa para abençoar as mãos que colhem

 

A missa “Abençoando as Mãos que Colhem”, em comemoração à São Vicente, padroeiro dos produtores de uva e vinho, será celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, pelo Padre Fernando dos Santos de Oliveira, nesta sexta-feira (19), às 18h30. A missa será um momento de fé e agradecimento pela boa colheita, e também de abençoar as pessoas que trabalham no cultivo da uva e na produção de vinho. 

 

A música do Coral “Cantando Si Vá”, tradicional de música italiana, e no momento do ofertório,  a corte da cidade levando ao altar pão, vinho e uvas. Durante a celebração haverá o momento para abençoar os frutos, e os produtores, finalizando com o pronunciamento do prefeito de Urussanga.

 

Programação inicia dia 13 e vai até final de  janeiro

 

A XVI Vindima Goethe vai até o dia 28 de janeiro e os turistas e visitantes podem durante esse período caminhar nos vinhedos, sentir o aroma da fruta nos parreirais, participar da colheita da uva e, claro, degustar o vinho Goethe típico, único e raro. São sunsets, piqueniques, degustações, cinema ao ar livre e atrações artísticas. 

 

São patrocinadores do evento: Sebrae, BRDE,Unesc, Olim Agro. Parceria oficial: Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans. Apoio: Epagri

 

Programação da Vindima: https://www.valesdauvagoethe.com.br 

Reserve as experiências exclusivas: https://materiais.unesc.net/xvi-vindima-goethe

 

Texto: Janine Limas 

Fotos: Fabiano Limas/ Progoethe

 

Para informações e entrevistas: Janine Limas, Comunicação Integrada (48) 99630-3275

 

 

Vindima in Festa: gastronomia, vinho e música em Urussanga


Voltar